- É um espaço de escuta ao paciente; vale ressaltar que nesse espaço não cabe julgamentos e há o sigilo.
O profissional realizará pontuações a partir daquilo que o paciente traz durante as sessões com o intuito de gerar reflexões com o paciente;
A tomada de decisões cabe apenas ao paciente, o profissional jamais vai fazer isso por ele;
Nesse espaço o foco é o paciente e as demandas que o mesmo traz nos atendimentos; podendo ser a busca pelo autoconhecimento, traumas, relacionamentos e transtornos psiquiátricos.
O primeiro atendimento é realizado com os pais, nesse momento o psicólogo busca reunir informações sobre a história da criança e a dinâmica familiar de onde está inserida. Também busca-se compreender junto aos pais, as queixas atuais a serem trabalhadas em psicoterapia.
As primeiras sessões são cruciais para o acolhimento e criação de vínculo entre a criança e o profissional. A criança precisa saber que aquele espaço é seguro e que tem liberdade para expressar sua emoções (raiva, agressividade, frustração, medo, inseguranças, confusão e re-significar os eventos traumatizantes). O profissional auxilia a criança a identificar os conflitos e encontrar melhores alternativas para lidar com eles.
Diferente do adulto a criança ainda não possui maturidade suficiente para verbalizar como está se sentindo, por esse motivo se faz uso de recursos lúdicos como jogos, brinquedos, massinha de modelar, guache.
Dessa forma a criança consegue expressar suas emoções, como enxerga o mundo, a si mesmo e as relações. É um espaço para acolher o que a criança sente e quem ela é, respeitando sua individualidade.
A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação, que tem por objetivo compreender o funcionamento cognitivo do paciente, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
É realizada através de instrumentos validados e regulamentados, de uso profissional restrito; avaliam as funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, percepção visual, eficiência intelectual e funções executivas.
Durante o processo de avaliação também busca-se compreender o funcionamento emocional, social e funcional do indivíduo.
Pode ser realizada para diferentes fins, seja para identificar um quadro clínico específico de transtornos psiquiátricos ou neurobiológicos, bem como investigar o funcionamento neurológico de cada paciente, compreendendo seus déficits e potencialidades.
A reabilitação neuropsicológica é um processo terapêutico que tem como objetivo auxiliar pacientes que precisam realizar tratamento, devido alterações cognitivas e comportamentais em decorrência de disfunções ou lesões cerebrais, visando dar suporte e capacitar o paciente para que ele tenha mais autonomia no seu dia a dia.
Os atendimentos contam com um conjunto de tarefas planejadas de acordo com a demanda de cada paciente, com o objetivo de reduzir os prejuízos cognitivos e emocionais, contribuindo para qualidade de vida do paciente, tanto no âmbito familiar, profissional e social.
É importante sinalizar que nem sempre é possível restaurar por completo a função cognitiva afetada, mas há maneiras de compensá-la, minimizando as dificuldades no dia a dia.
Dentre as tarefas que são planejadas e aplicadas pelo neuropsicólogo, podemos ver abaixo alguns exemplos:
Treino cognitivo com atividades para memória, atenção e funções executivas;
Treinos específicos que simulam as situações em que o paciente apresenta dificuldades;
Técnicas de adaptação ambiental, auxílios (como uso de agenda, alarme, anotações) e estratégias de associação (para recordar nomes e outras informações relevantes).